Primeiramente gostaria de dizer que esses problemas de saúde causados pelo excesso açúcar são ocasionados muitas vezes por serem alimentos rápidos e cômodos de comer, muitos produtos industrializados nem precisam passar por alguma etapa de preparação.
A indústria adiciona grandes quantidades de açúcar nos alimentos para agradar o paladar das pessoas e viciando-as.
Quanto mais o sabor agradar, mais você come, mais você compra, isso é bom para a indústria, mas péssimo para sua saúde.
Como esses alimentos processados carregam uma grande quantidade de açúcar e são práticos para um lanche vespertino ou noturno, as pessoas ultrapassam a ingestão calórica diária e acumulam em forma de gordura.
Com a velocidade que as coisas acontecem no mundo as pessoas não querem perder tempo na cozinha,
Do molho de tomate, ao pão francês o açúcar adicionado pode ser encontrado até nos produtos mais inesperados.
Especialistas acreditam que o consumo de açúcar é uma das principais causas de obesidade e muitas doenças crônicas, como o diabetes tipo 2.
Aqui estão os 10 problemas de saúde causados pelo excesso pelo açúcar.
Sumário
Ganho de peso
A obesidade vem aumentando no mundo todo, o açúcar adicionado em bebidas como refrigerante, sucos e chás é o principal responsável pelo aumento desse número.
Essas bebidas são ricas em frutose um tipo de açúcar simples.
O consumo de frutose aumenta a sua fome e o desejo de comer mais do que a glicose, o principal tipo de açúcar encontrado nos alimentos ricos em amido.
Portanto o consumo excessivo de frutose causa resistência a leptina um hormônio responsável pela saciedade, ele diz a hora de parar de comer.
Em outras palavras bebidas carregadas em frutose são uma bomba para seu organismo, além de não tirarem a fome, fazem você consumir uma quantidade absurda de calorias em segundos.
Tudo isso causa o aumento da gordura visceral, uma gordura que fica entranhada no seus órgãos aumento o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo-2.
Resumindo: Evite principalmente as bebidas açucaradas, o excesso causará obesidade e aumento de gordura visceral.
Risco de doenças cardíacas
Dietas ricas em açúcares estão associadas ao aumento da obesidade e consequentemente doenças cardíacas, que hoje em representa 31% das mortes globais.
Assim como a obesidade o açúcar pode causar doenças como inflamação e altos níveis de triglicerídeos, açúcar no sangue e aumento da pressão arterial – todos fatores de risco para doenças cardíacas.
Além disso, o consumo excessivo de açúcar, tem sido associado à aterosclerose, uma doença caracterizada por depósitos gordurosos que causam entupimento nas artérias.
Somente nesse ano até esse exato momento, 19/06/2020 – 14:19 h já morreram 185.309 pessoas no Brasil de acordo com o site cardiômetro.
Enfim, só para finalizar esse item.
Uma lata de refrigerante de 473 ml contém 52 g de açúcar o que equivale a mais de 10% do consumo calórico diário baseando-se em um dieta de 2.000 calorias.
Resumindo: Fuja dos refrigerantes e dos sucos enlatados eles contém grande concentração de HFCS (High Fructose Corn Syrup), traduzindo Xarope de Milho com Alta concentração de Frutose, é mais doce que o açúcar e engorda mais. Fuja desses açúcares eles podem acabar com a sua vida.
Aumento de acnes
Alimentos com alto índice glicêmico como doces processados aumentam o nível de açúcar no sangue, diferentemente dos alimentos de baixo índice glicêmico ricos em fibras.
Logo que os níveis de açúcar no organismo aumentam ocorre o aumento de insulina no sangue, causando aumento da secreção de androgênio, produção de óleo e inflamação, esses três fatores juntos produzem acnes.
Se você tem vontade de comer doces de preferência as frutas, mas não faça sucos delas mesmo sendo sucos naturais são ricos em frutose.
Em contrapartida as frutas em natura são ricas em fibras controlando o açúcar no seu sangue.
Se você quiser faça uma salada de frutas e coloque bastante aveia, para controlar o açúcar também dessa forma você aproveitará todas vitaminas e minerais das frutas sem qualquer risco.
Uma outra sobremesa deliciosa é o mingau de aveia com cacau em pó, você pode colocar banana amaçada para dar uma adoçada.
Resumindo: O açúcar aumenta os níveis de insulina no sangue, causando aumento da secreção de androgênio, produção de óleo e inflamação, dessa produzindo acnes.
Aumenta o risco de câncer
Comer quantidades excessivas de açúcar pode aumentar o risco de desenvolver certos tipos de câncer.
Um estudo com mais de 430.000 pessoas constatou que o consumo de açúcar adicionado foi associado positivamente a um risco aumentado de câncer de esôfago, câncer de pleura e câncer de intestino delgado
Outro estudo mostrou que as mulheres que consumiram pães e biscoitos doces mais de três vezes por semana tiveram 42% mais chances de desenvolver câncer endometrial do que as mulheres que consumiram esses alimentos menos de duas vezes no mês.
Pesquisas sobre a ligação entre a ingestão de açúcar e o câncer estão em andamento e são necessários mais estudos para entender esse complexo relacionamento.
Resumindo: Excesso de açúcar pode levar à obesidade, resistência à insulina e inflamação, fatores de risco para o câncer.
Acelera o processo de envelhecimento da pele
Embora você provavelmente saiba que os açúcares podem afetar sua composição corporal, eles também podem mexer com sua pele, contribuindo para rugas e flacidez.
Depois que o açúcar atinge sua corrente sanguínea, ele se liga às proteínas. A mistura dessas proteínas com o açúcar faz com que a pele perca elasticidade e leva ao envelhecimento prematuro.
Produtos finais de glicação avançada((AGEs)- do inglês- Advanced Glycation End-products) são compostos formados por reações entre açúcar e proteínas em seu corpo. Estudos indicam que eles desempenhem um papel fundamental no envelhecimento da pele.
Os AGEs danificam o colágeno e a elastina, que são proteínas que ajudam a pele a esticar e manter sua aparência jovem.
Quando você conhece uma pessoa que tem 50 anos e aparenta ter 40 é porque ela provavelmente segue uma dieta regrada com consumo de carboidratos refinados e açúcares reduzidos ao máximo.
Resumindo: Alimentos açucarados podem aumentar a produção de AGEs, o que pode acelerar o envelhecimento da pele e a formação de rugas.
Veja como eu perdi peso reduzindo o açúcar ao máximo.
Nessa foto eu perdi 10 kg em 3 meses.
Então vamos continuar com 6º dos 10 problemas de saúde causados pelo excesso de açúcar.
Caries dentárias
Como todos os outros problemas de saúde causados pelo excesso de açúcar, as vezes esquecemos dos danos estéticos mais básicos que o açúcar pode causar.
Quando ficam sobre os dentes o açúcar causa danos com mais eficiência do que qualquer outro alimento.
É importante escovar os dentes pelo menos 2 vezes ao dia para evitar que o açúcar alimente a placa bacteriana e cause estragos.
Resumindo: Açúcar apodrece os dentes e te deixam com mau hálito.
Danos ao Cérebro
Em todo o corpo, o excesso de açúcar é prejudicial. Mesmo um único exemplo de glicose elevada na corrente sanguínea pode ser prejudicial ao cérebro, resultando em função cognitiva mais lenta e déficits de memória e atenção.
Algumas pesquisas sugerem que o alto consumo de açúcar causa inflamação no cérebro, levando a dificuldades de memória. Um estudo de 2016 publicado na Behavioral Brain Research descobriu que marcadores inflamatórios estavam presentes no hipocampo de ratos alimentados com uma dieta rica em açúcar, mas não naqueles alimentados com uma dieta padrão.
A boa notícia, no entanto, é que esse dano inflamatório causado pelo açúcar pode não ser permanente.
Um estudo de 2017 da revista Appetite descobriu que os danos à memória causados pelo consumo de açúcar podem ser revertidos seguindo uma dieta pobre em açúcar e com baixo índice glicêmico.
Além disso, uma pesquisa publicada na revista Nutrients em 2015 descobriu que reduzir o consumo de açúcar e suplementar com ácidos graxos ômega-3 e curcumina melhora a memória de trabalho.
Resumindo: O Açúcar em excesso pode deixar seu cérebro mais lento e causar déficits de memória e atenção.
Esgota sua energia
Os alimentos ricos em açúcar de alto índice glicêmico aumentam rapidamente os níveis de glicose no sangue e causam altos picos de insulina, isso acaba gerando energia pro corpo.
Por outro lado, esse aumento de energia é passageiro.
Os alimentos carregados em açúcar sem proteínas, fibras ou gorduras, levam a um breve aumento de energia, que é rapidamente seguido por uma queda acentuada de açúcar no sangue.
Ter oscilações constantes de açúcar no sangue pode levar a grandes flutuações nos níveis de energia.
Para evitar esse ciclo de drenagem de energia, escolha fontes de carboidratos com baixo teor de açúcar e ricos em fibras.
Combinar carboidratos com proteína ou gordura é outra ótima maneira de manter os níveis de açúcar no sangue e de energia estáveis .
Por exemplo, comer uma maçã junto com um pouco de amêndoas é um excelente lanche para níveis prolongados e consistentes de energia.
Resumindo: Alimentos com alto teor de açúcar podem afetar negativamente seus níveis de energia, causando um aumento na insulina no sangue seguido de uma queda brusca de energia.
Doença hepática
O acumulo de gordura no fígado ocasionado pelo excesso de açúcar e frutose, podem levar a uma doença hepática. O açúcar em excesso pode ser até mais prejudicial para seu fígado do que o álcool.
Ao contrário da glicose e de outros tipos de açúcar, que são absorvidos por muitas células do corpo, a frutose é quase exclusivamente processada pelo fígado.
No fígado, a frutose é convertida em energia ou armazenada como glicogênio.
No entanto, o fígado tem um certo limite na armazenagem de glicogênio antes que quantidades excessivas sejam transformadas em gordura.
O excesso de gordura no fígado pode se transformar em hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer.
Resumindo: Excesso de açúcar pode acarretar no acumulo de gordura no fígado e se transformar em doenças hepáticas que podem evoluir até se tornarem em um câncer.
E agora o ultimo dos 10 problemas de saúde causados pelo excesso açúcar.
Aumento no risco de diabetes tipo 2
Apesar de quem existem muitos fatores responsáveis para que uma pessoa desenvolva o diabetes tipo-2 o consumo excessivo do açúcar é sem sombra de dúvidas um dos grandes responsáveis por desencadear essa doença.
A obesidade consequência de uma dieta desequilibrada e altamente calórica é um dos fatores mais fortes causadores do diabetes tipo-2.
Além disso, o consumo prolongado de açúcar aumenta a resistência à insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas que regula os níveis de açúcar no sangue.
Enfim, um estudo realizado em 175 países constatou que o risco de diabetes aumentou 1,1% a cada 150 calorias de açúcar consumidas por dia, equivalente a uma lata de refrigerante.
Resumindo: Uma dieta rica em açúcar pode levar à obesidade e resistência à insulina, fatores de risco para o diabetes tipo 2.
Como diminuir as chances de sofrer com esses problemas de saúde causados pelo excesso de açúcar
Enfim, cortar o consumo de açúcar permanentemente não é fácil principalmente quando você passou a maior parte da sua vida consumindo sem controle.
Mas nunca é tarde para começar a ter uma vida mais saudável e começar a ter mais qualidade de vida e definitivamente parar de sofrer com todos esses problemas de saúde causados pelo excesso de açúcar.
Veja como você pode estar se adaptando a uma nova rotina alimentar.
- Troque refrigerantes, bebidas energéticas, sucos e chás açucarados por água com gás ou sem gás.
- Beba seu café preto ou use estévia como adoçante natural, sem calorias.
- Adoce iogurte natural com frutas frescas ou congeladas em vez de comprar iogurte com sabor e açúcar.
- Consuma frutas inteiras em vez de sucos açucarados.
- Substitua os doces por uma mistura caseira de frutas, nozes e algumas gotas de chocolate amargo.
- Use azeite e vinagre no lugar de saladas doces como mostarda e mel.
- Procure cereais, granolas e barras de granola com menos de 4 gramas de açúcar por porção.
- Troque seu cereal matinal por uma tigela de aveia misturada com pasta de amendoim e frutas frescas, ou um omelete feita com verduras frescas.
- Em vez de geleia, corte bananas frescas no sanduíche de pasta de amendoim.
- Evite bebidas alcoólicas adoçadas com refrigerante, suco, mel ou açúcar.
- Faça compras no supermercado, de preferência em ingredientes frescos e integrais.
Além dessas mudanças é muito importante você ter um planejamento diário e fazendo seu corpo ir se acostumando ao ponto que não sentirá mais vontade de comer alimentos açucarados.
A melhor maneira de limitar o consumo de açúcar é que você prepare seus próprios alimentos, dessa maneira terá plena consciência do que está sendo consumido.
Muitos restaurantes adicionam ingredientes como açúcar e amidos refinados na preparação que não vai ajudar no controle calórico.
Deixe um comentário